A gordura abdominal é algo que incomoda muitas pessoas na população mundial, e no Brasil não é diferente.
Mas você sabia que além das questões estéticas, essa gordurinha na barriguinha pode ser um perigo?
Como é sabido, com o passar dos anos o acúmulo de gordura nessa região acontece. No entanto, por trás disso há uma questão mais grave do que podemos pensar.
Nos últimos anos o número de mulheres com problemas cardíacos ou diabetes do tipo II tem se elevado, isso por que há mudanças nos hábitos de vida e alimentação que estamos levando.
Entre os perigos que podemos citar sobre essa gordurinha abdominal em longo prazo, estão as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e hipertensão.
Prejuízos da gordura corporal
O acúmulo de gordura abdominal também prejudica na respiração, e quando se cansa os pulmões são os que mais sofrem.
É bom ressaltar que tal acúmulo pode contribuir ainda para doenças mais sérias, como câncer de mama ou de colo de útero. No caso das mulheres essa gordura pode contribuir para alterações na menstruação.
Para saber se você possui excesso de gorduras no abdômen, veja se sua cintura ultrapassa 89 cm. Se sim, já é bom se cuidar.
E para os homens?
Para homens esse número não deve exceder 102 centímetros de cintura.
O que devemos evitar?
Se você deseja reduzir essa gordurinha, primeiramente evite alimentar-se com sal. Beba dois litros de água diariamente (ou mais). Consuma grãos integrais, como cereais (trigo e aveia).
Outros pontos importantes para a redução: evitar o açúcar, beber pela manhã, em jejum, um copo de água morna com limão; após almoços e jantares, beber chá de sálvia (uma ótima planta para ajudar a diferir e eliminar essas gordurinhas).
Evitar leite de vaca (opte por iogurte sem açúcar). Caminhe diariamente e coma pouco (e cinco vezes ao dia, já que evitar uma das refeições fará com que você coma mais em outra).
Mas, acima de tudo, leve uma vida mais saudável mudando os hábitos em todos os setores. Assim você terá saúde e viverá muito mais e mais feliz!