A cicatriz é ocasionada como resultado de tipo de lesão ou operação pela qual o corpo de uma pessoa passa. Mas você sabia que é possível remover cicatriz com um creme caseiro?
Muitas podem ser as causas, como por exemplo acne severa, cortes, queimaduras, procedimentos cirúrgicos, tatuagens, vacinas, enfim… uma infinidade de eventos durante a vida pode criar no corpo esse tipo de marca.
Após a lesão, se inicia no corpo o processo de cicatrização normal da pele, que acontece após o rompimento de uma parte do tecido epitelial (assim, quanto maior for a lesão, maior o tempo de cicatrização porque a pele demorará mais a ser completamente preenchida).
É sabido também que a cicatriz se forma porque a pele cria um tecido com uma grande quantidade de colágeno fibroso e menor elasticidade. Isso provavelmente pode levar anos para ser concluído, mas, no final, a cicatriz, que por tempos era vermelho, se torna esbranquiçada e definitiva.
Nesse tipo de processo podem haver cicatrizes do tipo, queloide, por contratura e hipertróficas.
As queloides
A Queloide é notada por marcas com excesso de cicatrização na pele, que produzem grande quantidade de colágeno. Ela ocorre geralmente por lesão alta e mais escura.
A Contratura é precedida de queimaduras, e geralmente apertam a pele, reduzindo a capacidade de mobilidade cutânea – isso porque ela comprime a pele.
As Hipertróficas são cicatrizes altas, avermelhadas e semelhantes à queloide.
Claro que muitas pessoas têm orgulho de exibir suas cicatrizes, que podem ser retratos como consequência de momentos difíceis mas que foram superados. Mas, provavelmente, há quem se incomode com o aspecto estético delas. Para esse tipo de pessoa, trazemos algumas dicas que podem ajudar a reduzir ou até eliminar essas marcas.
Para fazer um creme caseiro redutor de cicatriz, você precisará dos ingrediente a seguir:
Ingredientes:
– 1 colher (de chá) de canela em pó
– 1 colher (de sopa) de mel
Modo de preparo
Primeiramente misture a canela e o mel, e depois aplique na cicatriz, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Faça essa aplicação diariamente, até notar os resultados.
Observação: se a cicatriz for no rosto, deixe a mistura agir por 10 minutos e depois enxague com água.
De acordo com estudos, o mel é eficiente na cicatrização pelo motivo de possuir propriedades anti-inflamatórias antioxidantes, desodorizantes, ação osmótica e atividade antibacteriana.
A ação do mel também se dá pela glicose oxidase, substância que ajuda na cura, impedindo que os tecidos sofram danos após uma lesão.
O mel ainda carrega consigo vitaminas e nutrientes para a pele, ajudando na recuperação e reduzindo as marcas.
Por sua vez, a canela é muito rica em antioxidantes e possui atividade anti-inflamatória bastante elevada. Ela também é uma grande aliada bactericida.
Se você quiser mais dicas de regeneração, talvez tenhamos outra opção de tratamento caseiro. Estamos falando dele:
Limão
Essa fruta tem enorme capacidade de clareamento, tanto em manchas quanto e cicatrizes, e sua vitamina C ajuda no nivelamento da pele, estimulando a produção de colágeno.
Para fazer o tratamento com o limão, primeiramente limpe bem a pele, e aplique um algodão molhando com suco da fruta sobre a cicatriz. Aguarde 10 minutos e lave a área com água morna. Repita o procedimento durante o dia e à noite, até as marcas desaparecerem.
Vale lembrar que não se deve ficar exposto(a) ao sol após a aplicação do limão na pele.
Uma outra dica que trazemos é essa:
Gengibre
Ele é capaz de aliviar o ardor e curar feridas provenientes de queimaduras. Primeiro de tudo é importante usar suco fresco ou aplique o gengibre, após cortá-lo, sobre a pele (além disso, é preciso mencionar que se deve fazer isso de duas a três vezes ao dia).
Se desejar uma outra dica que traz efeitos da mesma forma, temos a seguir:
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio tem propriedades de microabrasão, além de eliminar células mortas da pele e agir como esfoliante.
Para fazer essa receitinha, primeiramente você deve misturar um pouco de bicarbonato de sódio com água, até conseguir uma pasta espessa. Depois, aplique a mistura na cicatriz e deixe secar, lavando com água morta posteriormente. Além disso é preciso mencionar que você deve repetir esse processo três vezes na semana.
Dessa forma você terá uma receita para remover a cicatriz com um creme caseiro simples de fazer e fácil de utilizar.