Todo mundo sabe da importância dos rins para o corpo humano, e desintoxicá-lo é importantíssimo para manter uma boa saúde. Mas sabia que é possível fazer isso com um suco natural para desintoxicar os rins?
São várias as funções desse órgão, e entre elas estão as seguintes:
- eliminar toxinas ou impurezas decorrentes do metabolismo corporal, como ácido úrico, creatinina, ureia, entre outras substâncias.
- manter equilíbrio hídrico do organismo, excluindo excesso de água, sais e eletrólitos. Assim se consegue evitar surgimento de inchaço e elevação da pressão arterial.
- Ajuda na produção de hormônios: eritropoetina, que ajuda a formar glóbulos vermelhos; vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio para fortalecimento dos ossos; e renina, que tem ligação à regulação da pressão arterial.
E por isso é importante sempre manter os rins saudáveis, prevenindo o surgimento de doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão arterial.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC), informações provenientes da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de disfunção renal.
E uma boa parcela dessas pessoas precisa consumir alguns medicamentos para tratar os rins. Mas esses medicamentos podem causar lesão renal, se for usado de maneira incorreta.
E é exatamente por isso que remédios naturais podem ajudar na depuração dos rins, protegendo contra doenças renais.
A importância da desintoxicação renal
O nosso corpo tem toxinas, que podem ser consumidas por bebidas, pelo ar, por alimentos e até em produtos de limpeza e de higiene.
A medida que o tempo passa, essas toxinas se acumulam cada vez mais no organismo, o que pode causar vários tipos de doenças.
Assim, para que isso não ocorra, é preciso fazer uma limpeza dessas substâncias, e os rins são responsáveis por esse trabalho.
Mas se o volume de toxinas for muito alto, os rins acabam ficando sobrecarregados ou até enfraquecidos.
E é exatamente por isso que é importante fazer uma depuração desses órgãos, para assim manter-se a boa saúde e uma melhor qualidade de vida.
Esse tipo de “faxina” pode ser feito através de uma dieta equilibrada e remédios naturais com propriedades diuréticas e desintoxicantes.
Existem duas plantas aromáticas capazes de facilitar a função renal e proporcionar benefícios para a saúde: estamos falando do manjericão e da sálvia.
Benefícios dos manjericão
O manjericão é uma planta bem nutritiva, com função terapêutica e curativa. Ela tem vários nutrientes, entre eles:
- vitaminas A, B, C, E e K
- fibras
- flavonoides
- taninos
- polifenóis
- antioxidantes
- zinco
- ferro
- manganês
- potássio
- magnésio
- cálcio
Suas propriedades diuréticas, digestivas e relaxantes também são presentes.
O manjericão tem eficiência por conta do potássio, um mineral que ajuda a eliminar líquidos e toxinas.
Benefícios da sálvia
A sálvia tem muitos benefícios para a saúde, porque possui nutrientes como:
- vitaminas A, C e E
- magnésio
- zinco
- cobre
- antioxidantes
- ácido cafeico, clorogênico, rosmarínico e elágico
- rutina
Ela tem propriedades depurativas e diuréticas, e assim se torna uma grande aliada para limpar os rins.
Se consumida por determinado período de tempo, ela pode facilitar a desintoxicação do organismo por eliminação dos líquidos. Assim evita inchaço e inflamações.
Suco natural para desintoxicar os rins
Para criar seu remédio de manjericão e sálvia para desintoxicar os rins, você vai precisar de:
- 10 folhas de manjericão fresco
- 5 folhas de sálvia fresca
- 200 ml de água
- 1 colher (chá) de mel puro (opcional)
É importante sempre utilizar plantas frescas para conseguir os efeitos desejados.
Modo de preparo:
Primeiramente bata as folhas com a água no liquidificador até conseguir uma mistura homogênea. Se desejar usar o mel para adoçar, pode coloque um pouco. Em seguida já pode tomar a bebida.
Por fim já pode consumir, tomando esse remédio natural por uma semana, sempre em jejum, meia hora antes do café da manhã. Você deve preparar a bebida na hora do consumo, antes do café da manhã.
Importante dizer
É importante alertar que quem sofre por alguma doença e faz uso de medicamentos, deve primeiramente consultar um médico antes de tomar este remédio caseiro.
Além disso é preciso dizer que o manjericão não deve ser consumido por gestantes, lactantes, crianças menores de 12 anos, pessoas com alergia à planta e com pressão baixa.
E a sálvia não deve ser consumida de forma exagerada, pois possui aroma forte que pode causar complicações cardíacas, convulsões, e danos renais.
Além disso, pessoas com tumores hormônio-dependentes, problemas de rins, doenças do sistema nervoso central, problemas cardíacos ou que tomam medicamentos como anticoncepcionais, sedativos, anticonvulsivos e hipoglicemiantes também devem evitar consumir a sálvia.
Algumas dicas devem ser seguidas para conseguir um melhor efeito:
- beber dois litros de água diariamente durante o tratamento e fora das refeições;
- reduzir a quantidade de sal e produtos lácteos;
- aumentar o consumo de vegetais;
- praticar atividades físicas frequentemente, para acelerar o metabolismo e elevar a transpiração;
- evitar ficar exposto à baixas temperaturas, já que os rins são sensíveis a temperaturas baixas. Sempre que possível cubra a região ou faça calor com uma bolsa de água quente.
Portanto faça uso desse suco natural para desintoxicar os rins e se beneficie desse medicamento tão potente!