De acordo com cientistas da Universidade de Turim, na Itália, consumir vitamina D protege contra covid-19, como foi explicado no jornal italiano La Stampa.
De acordo com os pesquisadores Giancarlo Isaia e Enxo Medico, que submeteram os estudos aos membros da Academia de Medicina de Turim, os primeiros resultados foram entendidos como “muito interessantes”.
O estudo foi feito após uma análise das possíveis causas de contágio do coronavírus, e se constatou que a vitamina D pode ajudar a prevenir e até reduzir fatores de risco da doença.
O que foi descoberto
De acordo com os dados coletados pelo estudo, os pacientes hospitalizado por conta do vírus da covid-19 tinham alta deficência de vitamina D.
E, segundo os pesquisadores, esse nutriente tem ligação direta na redução de infecções respiratórios de origem viral, inclusive esse novo vírus.
Portanto é preciso consumir tal nutriente, e a melhor maneira de evitar a deficiência dessa vitamina é se expor à luz solar, sem protetor, por 20 minutos (ideal é aproveitar o sol da manhã, mas especialistas dizem que bons horários estão entre 10h até 15h).
Isso porque fora desse horário há o perigo de exposição exagerada, o que pode causar câncer de pele.
Porém, além disso, há a possibilidade de suplementação por cápsulas de vitaminas D.
A utilização de vitamina D para se proteger contra o coronavírus já vem sendo algo recomendado há algum tempo pelo médico brasileiro Cícero Coimbra, um dos maiores estudiosos sobre essa vitamina no mundo.
De acordo com o doutor Cícero, a vitamina D pode ser o mais importante potencializador do nosso sistema imunológico.
O médico recomenda a dose de 10.000 UI por dia, até acima do que normalmente é recomendado pelas entidades médicas.
Mas, além da ingestão por suplementação e pela exposição aos raios solares, há alimentos que podem fornecer tal vitamina.
As melhores fontes seriam a sardinha, camarão, bacalhau, fígado de galinha e fígado de boi. Além deles é possível encontrar a vitamina D na manteiga e na gema de ovo também.
Porém, o sol é a única forma de nutrir o corpo todo com essa vitamina, e em seguida a suplementação com cápsulas de vitamina D3.