Agora vamos te apresentar um fato de certa forma surpreendente: um cientista afirma que esponja de lavar pratos pode fazer mal à saúde!
Isso porque elas podem apresentar perigos invisíveis, que muitas vezes sequer pensamos sobre.
Uma pergunta pode exemplificar isso: onde há mais germes e bactérias na sua casa?
A resposta geralmente é o banheiro, lixo, piso… mas não é nada disso.
Acredite se quiser: a esponja de lavar pratos é o local com maior concentração de germes e bactérias dentro da sua casa.
Mas você pode se perguntar qual embasamento há nessa informação. Um cientista afirma que esponja de lavar pratos pode ser prejudicial para a saúde. Então vamos a esse embasamento!
De acordo com o dr. Philip Tierno, professor de microbiologia e patologia da Universidade de Nova Iorque (e autor do livro “The Secret Life of Germs” – A Vida Secreta dos Germes, – “uma esponja de lavar pratos é muito mais suja que o vaso sanitário e o lixo de uma casa”.
Isso porque as esponjas possuem furos que são necessários para reter todas as sujeitas e microrganismos durante a limpeza.
Portanto, quando lavamos a louça de casa, restos de comida permanecem presos nos orifícios da esponja, e quando ela é mantida úmida, a cada 20 minutos se desenvolve uma nova bactéria.
Então é dessa forma que você passa para os pratos as bactérias, porque a água e o detergente não são capazes de matá-las.
Então é preciso dar uma atenção especial à higiene das esponjas de lavar pratos na sua casa.
Como higienizar as esponjas?
Primeiramente é importante, logo que terminar de lavar os pratos, limpar e desinfetar sua esponja.
E o melhor desinfetante é o cloro/água sanitária.
Uma receitinha bacana é usar uma parte de desse desinfetante em nove partes de água. Em seguida mergulhar sua esponja na solução e deixar por 3 minutos.
É válido avisar que toda esponja que estiver molhada deve ser colocada por 3 minutos nessa solução. E claro, troque a esponja a cada 10 dias.