O colágeno é uma proteína fundamental para manter a pele sempre jovem, mais firme e com aspecto saudável (aliás, não apenas aspecto). Mas você sabia que é possível aumentar a quantidade de colágeno na pele?
Existem vários suplementos que ajudam nisso. Esse colágeno se localiza em vários tecidos dos músculos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e até mesmo no sistema digestivo.
Só que o problema sobre o colágeno é que, depois dos 25 anos de idade, a produção dele cai, o que contribui para o envelhecimento precoce.
Tais sinais da falta de colágeno na pele pode ocasionar em rugas, flacidez da pele e rigidez articular.
Por outro lado, quando os níveis de colágeno são elevados, a pele fica mais macia, lisa e mais firme.
Como aumentar a quantidade de colágeno na pele
Vamos agora aprender agora como aumentar a quantidade de colágeno na pele.
Ácido hialurônico
Primeiramente vamos falar sobre o ácido hialurônico, um composto importante para aumentar o colágeno. Ele é encontrado em alimentos ricos em aminoácidos, como raízes, soja, feijão e suplementos.
Vitamina C
Um estudo realizado pelo Indian Dermatology Online Journal indica que a vitamina C tem papel importante na proteção da pele e na criação de mais colágeno ainda. Portanto é importante consumir vitamina C.
Muitos dermocostéticos possuem vitamina C em sua formulação. Tal vitamina pode ser tomada como suplemento ou mesmo adicionada à pele.
Mas há também frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, mamão, brócolis e morango que são ricos em vitamina C.
Gel de aloe vera
Um estudo feito pela Clinical, Cosmetic and Investigational Dermatology indica que a aloe vera (babosa) pode ter vários benefícios que aliviam queimaduras do sol.
Pesquisadores testaram extrato de aloe vera por via oral. Os resultados indicaram que a produção de ácido hialurônico e colágeno quase dobrou nas pessoas que participaram da pesquisa. As rugas também reduziram.
Aloe vera pode ser usada como creme tópico ou como suplemento via oral.
Ginseng
O ginseng eleva a quantidade de colágeno no sangue, de acordo com estudo realizado pelo Journal of Ginseng Research em 2012.
Além disso, ele possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Cientistas indicaram que o ginseng pode impedir que as células da pele envelheçam.
Antioxidantes
Antioxidantes podem protegem o corpo de radicais livres, moléculas que danificam o corpo. Há antioxidantes que elevam a produção de colágeno, mas há os que não elevam.
Entre os alimentos que contém tais antioxidantes estão amora, chá verde, erva mate, estrato de alcaçuz, extrato de amora, extrato de café, canela, astrágalo, extrato de romã, óleos essenciais de manjericão, tomilho e orégano.
Retinol
O retinol é importante na função antioxidante, e eleva níveis de colágeno na pele. Portanto ele aumenta a vida útil do colágeno, além de bloquear enzimas que destroem o colágeno.
Terapia de luz vermelha
A terapia com luz vermelha é uma forma rápida de manter o colágeno na pele. De acordo com estudo em Seminários em Medicina e Cirurgia Cutânea, a terapia com luz vermelha, ou terapia com laser de baixa intensidade, eleva o colágeno e reduz rugas e elasticidade da pele.
Há fatores que danificam a pele, como ambiente, poluição, exposição ao sol e poeira.
É importante sempre lavar a pele, esfoliando diariamente. Além disso, sempre use filtro solar, principalmente quando ficar exposto ao sol.