Agora você vai conhecer 5 alimentos que estimulam a ansiedade e que te ajudarão a passar longe para evitar que esse problema fique mais forte e incômodo.
Segundo a Associação de Ansiedade e Depressão da América, aproximadamente 40 milhões de americanos sofrem de ansiedade em algum momento da vida.
No Brasil esse número é cerca de 18,6 milhões de pessoas (aproximadamente 9,3% da população do país) segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A ansiedade ocorre por vários fatores, como genética, química cerebral, tipo de personalidade, meio ambiente ou estilo de vida. Mas pesquisas mais recentes indicaram que alguns alimentos contribuem para o aumento da ansiedade.
Cientistas investigaram e concluíram tal informação pelo motivo de que 90% da serotonina do corpo é produzida no intestino e, baixos níveis no corpo se relacionam diretamente a distúrbios de ansiedade, depressão esquizofrenia e até autismo.
Como resultado os pesquisadores concluíram que algumas bactérias presentes no intestino, as ruins, podem ocasionar elevação da resposta ao medo, o que eleva a ansiedade.
Os alimentos que estimulam a ansiedade são os seguintes:
Álcool
O álcool pode causar problemas no fígado e no cérebro e pode perturbar o equilíbrio de bactérias intestinais. Como as bactérias ruins podem levar a sensações de ansiedade, deve-se evitar o álcool.
Além disso, quando acaba o efeito sedativo, os níveis de insulina do organismos aumentam, o que contribui para aumento da inquietação, ansiedade e irritabilidade.
Cafeína
Muita gente sabe que a cafeína é estimulante, mas ela pode elevar a ansiedade a algumas pessoas. Portanto, se você bebe duas ou três xícaras de café, tente perceber se o coração acelera, suas mãos suam e sua mente fica mais agitada.
Vale também lembrar que a cafeína pode estar presente em chocolate, chá e outras bebidas.
Açúcar
Cientistas descobriram que comer muita quantidade de açúcar pode aumentar os riscos de desenvolver ansiedade, e como resultado poderá causar dependência, depressão e aumentar a perda de memória.
Isso porque esse alimento libera o equilíbrio das bactérias intestinais, que pode levar a um grande aumento de cândida, inchaço e outros problemas relacionados a flora intestinal.
Glúten
Há mais de 300 sintomas de doença celíaca, mas os mais comuns tem relação a ansiedade, depressão, dor de cabeça, fadiga e problemas gastrointestinais.
Estudos também indicaram que o glúten pode levar a ansiedade e depressão em pacientes mais sensíveis a ele.
Laticínios
Pessoas intolerantes à lactose podem ter inflamação e irritação no revestimento do intestino se consumir esse tipo de alimento.
Quando há essa inflamação, o sistema imunológico nervoso reage negativamente, ocasionando sentimentos de ansiedade.
Bom, mas nem tudo é tão ruim. Isso porque também temos o outro lado da moeda. Já falamos dos alimentos que estimulam a ansiedade, mas abaixo segue uma listinha com alguns alimentos que você deve ingerir se está sofrendo de ansiedade:
- Peixes mais gordurosos, como salmão (os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a ansiedade e promovem clareza mental)
- Chocolate escuro (meio amargo, ou amargo)
- Frutas e vegetais frescos
- Temperos como açafrão-da-terra
- Iogurte grego e outros alimentos fermentados
- Ervas como camomila e lavanda
- Nozes e sementes
Vale ressaltar que esses alimentos podem ajudar, mas nunca substituem um acompanhamento profissional Portanto, sempre que estiver sofrendo com doenças mentais, procure acompanhamento de psicólogos e/ou psiquiatras.