Um dos grandes males que o ser humano sofre são os problemas cardíacos. As doenças do coração são mais frequentes do que você imagina, mas suas causas pode estar ocultas.
Há diversas questões que podem desencadear esse tipo de condição, e certamente você desconhece algumas delas.
A poluição do ar, solidão e falta de contato com a natureza são algumas delas. Além disso a falta de sono e estresse estão entre os fatores que podem afetar diretamente a nossa saúde.
Vamos tratar de cada uma delas abaixo:
Poluição do ar
A poluição do ar é muito mais perigosa do que você imagina. Vários estudos mostram que o ar mais sujo é perigoso para a saúde, principalmente para idosos ou pessoas com algum tipo de problema cardiovascular.
As toxinas presentes no ar podem ser absorvidas pelos pulmões, causando inflamação, que rapidamente se reflete no sistema cardiovascular.
Pesquisas recentes na Dinamarca mostraram que os benefícios do ar livre de impurezas são imensos, principalmente para prevenir ataques cardíacos. Um estudo americano que foi publicado na revista Circulation, da American Heart Association, revelou que uma dieta saudável para o coração ajuda a reduzir os danos causados pela poluição do ar.
Falta de contato com a natureza
A natureza é muito mais importante do que você imagina. Ela faz bem demais para o coração. Portanto, uma conexão de atividade física com bons hábitos alimentares faz muito bem para o bem-estar.
Assim, quem não tem contato direto com a natureza, pode estar mais vulnerável a desenvolver problemas cardíacos e questões sociais.
Estresse e solidão
Ficar isolado(a) e estressado(a) pode afetar a saúde do coração. Isso tem relação direta entre corpo e mente.
A consequência de quem sofre efeitos psicológicos de estresse e de solidão é fumar ou beber mais, além de consumir alimentos não tão saudáveis e reduzir atividades físicas. Isso sem contar o fato de se dormir pouco ou muito mal, por conta de insônia.
Falta de sono
E a falta de sono é um dos fatores periféricos importante para ocasionar problemas cardiovasculares.
Não dormir aumenta o risco de pressão arterial elevada, alimentação ruim, problemas com sobrepeso e fibrilação atrial (batimento cardíaco irregular e perigoso), principalmente para quem tem apneia (respiração interrompida durante o sono).
Uma pesquisa publicada no Journal of American College of Cardiology descobriu que dormir por menos de seis horas por noite tem ligação ao acúmulo de placa nas artérias, uma causa oculta das doenças cardíacas.
Por isso mude seus hábitos para que essas doenças do coração não surjam na sua vida.