Se você é uma pessoa que costuma usar com frequência o papel alumínio, fique alerta com essa matéria, já que cientistas alertam para evitar papel alumínio.
Como é sabido, o alumínio presente em panelas e no papel alumínio, por exemplo, é liberado nos alimentos. E, se você faz uso de panelas em alumínio com frequência, isso pode ser bastante prejudicial, já que diariamente acaba liberando esse material nos alimentos que ali são preparados e, consequentemente, os ingere nas refeições que consome.
De acordo com estudos, o excesso de alumínio no organismo pode ocasionar doenças como:
– Alzheimer (de acordo com um estudo da Universidade de Keele – Reino Unido);
– Problemas respiratórios;
– Fibrose pulmonar;
– Problemas neurológicos (falta de memória e equilíbrio);
– fraqueza nos ossos (dificuldade de absorção de cálcio).
O papel alumínio libera esse material facilmente nos alimentos, principalmente quando colocado em altas temperaturas. Por isso é sempre bom ficar em estado de alerta quando precisar utilizar esse tipo de material.
Mas é importante também saber que se fizer uso desse material, o faça em situações divergentes às que trazemos a seguir.
Situações para evitar usar o papel alumínio
– armazenar tomates, especiarias e frutas cítricas;
– grelhar alimentos;
– cobrir alimentos que vão ao forno.
Essas situações geralmente fazem com que o material pesado seja passado para o alimento, o contaminando e, dessa maneira, prejudicando a saúde de quem o consome.
Portanto, como cientistas alertam evitar papel alumínio com constância, tente evitá-lo. Isso não significa que deve abolir o papel alumínio da sua cozinha, apenas reduza seu uso.
Se for possível, utilize o material quando o alimento já estiver embalado de alguma forma, evitando ou reduzindo o contato direto da folha de papel alumínio com o produto que posteriormente será consumido.
E quanto às panelas de alumínio, as substitua por outras de inox ou vidro. Dessa maneira você garantirá que não terá eliminação das substâncias nocivas aos alimentos das refeições que consome no dia a dia.
É claro que para que esse tipo de substância ruim faça efeito negativo, é preciso um consumo constante. De toda forma, prevenir e evitar é sempre a melhor opção para assegurar uma saúde mais forte e longe de doenças.