A notícia de que cientistas descobrem como recuperar totalmente o sistema imunológico é tudo o que precisávamos escutar.
Como sabemos, uma das coisas mais importantes para ter boa saúde é manter o sistema imunológico em alta.
Isso ainda mais depois da circulação de vírus que assolou todo o mundo, algo que antes jamais pensaríamos.
E quando há o ataque externo, nosso corpo luta para vencer ameaças como vírus e bactérias, impedindo assim o aparecimento de doenças.
Porém, com o estilo de vida corrida que normalmente as pessoas levam, o nosso sistema imunológico fica cada vez mais enfraquecido.
Mas existe uma novidade da ciência que pode ajudar e muito a revitalizar a saúde.
De acordo com um grupo de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC), Estados Unidos, após realizar um estudo sobre como melhorar e restaurar o nosso sistema imunológico, se descobriu que uma boa alternativa é o jejum.
O que os cientistas descobriram
Cientistas descobrem como recuperar totalmente o sistema imunológico. Segundo eles o jejum quando bem orientado não apenas faz a pessoa perder peso, mas também fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde de maneira geral.
E para isso é preciso somente 4 a 8 dias de jejum por ano.
Mas não se preocupe, que vamos passar direitinho o que é que eles descobriram.
Um jejum de 2 a 4 dias de cada vez, a cada seis meses, faz com que as células-tronco despertem e comecem a se regenerar.
De acordo com a pesquisa o jejum destrói células danificadas e faz com que as novas células nasçam.
Portanto o sistema imunológico fica completamente renovado.
Após o jejum terminar, seu corpo vai começar a gerar novas células sanguíneas, fazendo com que os nutrientes fluam novamente.
O que diz a ciência
“Se você estiver com o sistema imunológico severamente fragilizado por fatores como quimioterapia ou envelhecimento, os ciclos de jejum podem literalmente criar um novo sistema imunológico”, relatou o professor de ciências biológicas Valter Longo.
“Nós não sabíamos que o jejum prolongado tem o notável efeito de promover a regeneração do sistema do sistema hematopoiético baseado em células-tronco”, prosseguiu ele.
“Quando você se priva de alimentos, o sistema tenta economizar energia, e uma das coisas que você pode fazer para economizar energia é reciclar muitas células do sistema imunológico que não são necessários, especialmente aquelas que podem estar danificadas”, disse Longo, que prossegui: “o que eu comecei a notar no trabalho com animais e seres humanos é que os glóbulos brancos diminuem com o jejum prolongado. Então, quando você volta a se alimentar, as células do sangue retornam”;
O principal é que as células se renovam e com mais potência do que antes.
De acordo com a professora assistente do Norris Comprehensive Cancer Center and Hospital, da mesma universidade, Tanya Dorff, coautora da pesquisa: “a quimioterapia salva vidas, mas também causa danos colaterais significativos para o sistema imunológico. Os resultados deste estudo sugerem que o jejum pode aliviar alguns efeitos negativos da quimioterapia”.
Isso já era algo que terapeutas naturais indicavam, já que é de praxe eles sugerirem jejum sob orientação profissional.
Tanto a entrada no jejum quanto a saída dele devem ser feitas de forma orientada.