Muita gente luta para emagrecer, se propondo passar por “sacrifícios”. Porém, quando conseguem,perder peso, não se sentem bem. Isso graças à indesejada flacidez que aparece no corpo. E é exatamente por isso que vamos ensinar como acabar com a flacidez ocasionada após o emagrecimento.
Lutas contra a balança, passando por dietas diferentes, academia, boa alimentação e até recorrendo a medicamentos são constantes entre pessoas que desejam perder peso.
Mas como sequela disso pode haver o surgimento da flacidez, aquele excesso de pele que aparece após a perda elevada de peso (principalmente).
Se, por exemplo, a perda de peso for rigorosa, esse excesso de pele é bem possível que possa ocorrer. Fatores ligados à idade, má alimentação, desidratação, velocidade da perda de peso, excesso ao sol, falta de atividades físicas, entre outros, são responsáveis pelo acúmulo de pele após o emagrecimento.
Essa flacidez pode acabar ficando firme, deixando a pele com aspecto diferente do que as pessoas realmente desejam.
Portanto, manter uma boa alimentação e levar uma vida saudável, com atividades físicas e hidratação correta, podem ser benéficos e ajudar a reduzir esses riscos.
Por que a pele fica flácida?
A pele fica flácida já que ela é um órgão vivo que é elástico, e a medida que envelhecemos ela estica. Por outro lado, no caso de perder peso, ela encolhe. E como em todos os órgãos do corpo, a pele possui células e cada camada tem diferentes tipos dessas células.
As camadas da pele são denominadas derme e subderme, e possuem fibras, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos elásticos.
Tudo isso tende a esticar ou comprimir, dependendo da forma com que são tratados durante a vida. Se você perde muita gordura, por exemplo, esses compostos e os colágenos que sustentam a pele perdem a capacidade de contração, deixando a pele flácida.
E não há muito prazo para que sua elasticidade se adeque à nova forma. Mas há cuidados básicos para fazer no dia a dia que acabam com a flacidez ocasionada após o emagrecimento
Utilize protetor solar
Essa é uma recomendação de vários dermatologistas. Isso porque os raios ultravioletas destroem a estrutura do colágeno, o que prejudica a sustentação da pele.
Assim, utilizar protetor solar todos os dias vai te ajudar a manter a pele protegida dos efeitos do sol.
Não perca peso de forma acelerada
É claro que muita gente tenta passar pela dieta para perda de peso de forma rápida. Mas o lado ruim disso é que por conta da velocidade com que conseguem essa perda, pode acontecer escassez de músculo e gordura.
A consequência disso é que aparece a flacidez. A gordura é eliminada, mas a pele fica (sobrando). Mas isso não acontece com todas as pessoas. Há quem perca 100 kg e fique com a pele firme.
A recomendação é que a perda de peso ocorra de forma lenta e gradativa. Assim seu organismo se acostuma com cada etapa e vai se moldando o seu novo corpo, evitando que o tempo para que a pele comprima não seja finalizado.
Se alimente bem
Ter uma boa alimentação é super importante para evitar a flacidez da pele. De acordo com dermatologistas, consumir frutas e verduras de cor vermelha e laranja é muito importante.
Tais alimentos são ricos em vitamina C, nutriente importantíssimo para a beleza da pele.
Comer alimentos ricos em colágeno e elastina também é muito importante. Você pode encontrar tais nutrientes em gelatina e proteínas, por exemplo.
A gelatina é fonte de colágeno, proteína que é responsável por firmar a pele e promover o emagrecimento sem o excesso dela.
Os nutrientes citados acima pode ser encontrados em alimentos como:
- peito de frango
- ovos
- carne magra
- tofu
- nozes
- legumes
- sementes
- peixes
Mas é sempre importante consultar um nutricionista para saber a quantidade de alimento você deve consumir diariamente para a perda de peso.
Evite fumar
O tabagismo é um degradador da pele. Pessoas que fumam tem grau elevado de envelhecimento e desnutrição da pele.
Isso acontece porque há reações inflamatórias da microcirculação, que entope os microvasos.
Consumir cigarro favorece perda de colágeno, que provoca a flacidez, deixando assim a pele mais grossa e amarelada, além de rugas em torno dos olhos e lábios.
Pratique atividades físicas
Fazer atividade física, além de tonificar os músculos, fortalece toda a estrutura corporal. Malhe com pesos, sempre buscando ajuda de profissionais de educação física.
Atividades aeróbicas são importantes para o fortalecimento cardiorrespiratório. Por outro lado é importante ressaltar que é sempre bom aliar as atividades físicas com boa alimentação, e portanto, não se pode pensar apenas em se exercitar se sua alimentação está ruim.
Se hidrate bem
Manter o corpo bem hidratado ajuda a preservar a elasticidade da pele. Consumir água e bebidas, como chá verde, ajuda a melhorar a aparência da pele.
Quando a pele está desidratada ela perde a elasticidade, e fica com aspecto de seca, o que pode provocar a flacidez.
É por isso que é sempre importante emagrecer com saúde. Para isso beba no mínimo dois litros de água por dia. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa.
Com essas dicas você conseguirá acabar ou ao menos reduzir a flacidez ocasionada após o emagrecimento.