Se você sofre com cabelos grisalhos, saiba que isso pode ter se dado por causa do estresse que você já viveu com o passar dos anos. Isso porque cientistas indicam que cabelos grisalhos têm relação com o estresse que se sente.
De acordo com um estudo publicado na revista Nature sugere que o estresse tem papel fundamental na rapidez com que o cabelo ganha a cor acinzentada.
Portanto os pesquisadores entendem que é possível estabelecer uma ligação entre o estresse e os cabelos grisalhos, e uma pesquisa da Universidade de Havard, em Masaschusetts, Estados Unidos, agora está investigando profundamente esse assunto.
O que dizem os testes
Testes iniciais dos pesquisadores analisaram o cortisol, hormônio do estresse, que surge no organismo quando uma pessoa experimenta uma resposta de “luta ou de fuga”.
Portanto a presença do cortisol, a longo prazo e em taxas elevadas, tem uma série de resultados negativos para a saúde.
E o principal culpado para as respostas de “luta ou fuga” do corpo é o sistema nervoso simpático.
Os nervos ficam espalhados em todo o corpo, incluindo incursões em cada folículo piloso.
Produtos químicos liberados durante a resposta ao estresse, principalmente a noradrenalina, fazem com que as células-tronco, produtoras de pigmentos, sejam ativadas prematuramente, esgotando as “reservas” de cor dos cabelos.
De acordo com Ya-Chieh Hsu , PhD, principal autor do estudo e professor associado de células-tronco e biologia regenerativa em Harvard, em comunicado à imprensa.
Segundo Ya-Chieh Hsu “o impacto negativo do estresse que descobrimos foi além do que eu imaginava”.
“Depois de apenas alguns dias, todas as células-tronco regeneradoras de pigmentos foram perdidas, relatou Ya-Chieh Hsu.
Depois que elas se foram, você não consegue mais regenerar pigmentos. O dano é permanente.
Mas por que os cabelos ficam acinzentados?
Então você pode estar pensando que o estresse é o único ou o principal motivo pelo qual a maior parte das pessoas tem cabelos grisalhos, não é mesmo?
Na verdade, na maioria dos casos, é simplesmente uma questão genética.
“Os cabelos grisalhos são causados pela perda de melanócitos (células pigmentares) no folículo piloso.
Isso acontece à medida que envelhecemos e, infelizmente, não há tratamento que possa restaurar essas células e o pigmento que elas produzem, melanina ”, explica Lindsey A. Bordone , dermatologista da ColumbiaDoctors e professora assistente de dermatologia no Columbia University Medical Center, de Nova York, Estados Unidos.
Nesses casos, fatores externos e ambientais, como estresse, por exemplo, não desempenham um papel importante.
Cientistas indicam que cabelos grisalhos têm ligação com o estresse, mas como visto, a causa verdadeira pode ser muito mais do que isso.