A disseminação do novo coronavírus vem ocorrendo de forma acelerada, e ainda se sabe pouca coisa para ajudar no combate à doença. Mas sabia que há alimentos potenciais para proteger a saúde contra o coronavírus?
O que vem sendo informado é que a maior defesa para combater o vírus é fortalecer o sistema imunológico.
Assim, é primordial manter uma hidratação considerável, além de ingerir alimentos antioxidantes (ricos em vitamina C, vitamina E, selênio, vitamina A, zinco, resveratrol, licopeno, entre outro) e alimentos anti-inflamatórios, ômega 3 e probióticos.
Mas de nada adianta uma alimentação saudável se você não tentar evitar se contaminar pela doença. Por outro lado, caso se contamine, sua defesa estará fortalecida para combater e não sofrer com os danos que o vírus pode trazer ao organismo.
É exatamente por isso que vamos trazer para você 10 alimentos potenciais para proteger a saúde contra o coronavírus e também contra outros tipos de problemas que possam surgir.
Vale ressaltar que as dicas são apenas complementos para a saúde, e é sempre bom consultar profissionais em caso de mudança nos hábitos alimentares.
Atenção especial
Atletas e pessoas que gostam de praticar esportes devem redobrar a atenção com o consumo de energia, antioxidantes e anti-inflamatórios.
Alimentos como frutas cítricas, berrys, castanhas e mel são ótimos para fortalecer a imunidade.
Hidratação é primordial. Isso porque a defesa contra microrganismos que adentram ao corpo é feita principalmente pelas imunoglobulinas tipo A (lgA), que se localizam na saliva. Reduzir o fluxo salivar pode acarretar em menor quantidade de lgA. Por isso é importante beber bastante água todos os dias.
Probióticos, como bifidobacteruim e lactobacillos, são as famosas “bactérias do bem”, que equilibram em quantidades adequadas e protegem a saúde. Geralmente são encontradas em sachês complementares de alimentação ou iogurtes.
Outra dica importante é consumir alimentação colorida, variando para receber assim vitaminas, minerais, fitoquímicos e ômega 3.
Vamos aos produtos que você precisa incluir na dieta para combater os vírus.
Alimentos para se proteger contra vírus
Veja abaixo os alimentos para proteger sua saúde e melhorar o sistema imunológico.
Alimentos verde escuro
Primeiramente vamos falar os vegetais verde escuro, como espinafre, bertalha, agrião, brócolis, entre outros. Eles são fonte de fibras, betacaroteno, ácido fólico e ferro, ajudando na promoção do fortalecimento do seu sistema imunológico.
Frutas e legumes avermelhados
Outros alimentos essenciais são as frutas e legumes avermelhados, como tomate, morango, cereja, berrys, goiaba. Tais alimentos possuem propriedades antioxidantes, são fontes de vitamina C, licopeno, ácido elágico, antocianinas, cardioprotetoras e estimulantes ao sistema imunológico.
Frutas e legumes alaranjados
Frutas e legumes em tons alaranjados, como cenoura, damasco, mamão, são ricos em pigmento carotenoide, vitamina A e vitamina C. Eles ajudam a manter tecidos, pele e cabelo, melhorando a imunidade e a visão noturna.
Alimentos em tons roxo
Alimentos em tons roxos, como uvas, ameixa, mirtilo e jabuticaba, são fontes de antocianina e resveratrol, possuindo poder anti-inflamatório, antioxidante, antifúngico e cardioprotetor.
Castanha do Pará e Nozes
Castanha do Pará e nozes são excelentes por serem fonte de selênio, vitamina E e ômega 3.
Iogurtes Naturais
Iogurtes naturais são fonte de vitamina A e enriquecidos com probióticos.
Linhaça
Linhaça é fonte de ômega 3, isoflavonas e fibras.
Alho
O alho é fonte de fitoquímico alicina, tem ação antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante e hipotensora.
Mel
O mel tem ação anti-inflamatória, melhora a imunologia, é expectorante, tem fonte de energia e prebióticos, ajudando o funcionamento intestinal e estimulando a produção de bactérias do bem.
Gengibre
Por fim, e não menos importante, temos o gengibre, que é rico em vitamina C e B6 (piridoxina), além de ter propriedade anti-inflamatória e antioxidante.
Se você adotar esses alimentos na sua vida, pode ter certeza que estará com muito mais proteção para evitar sofrer com o coronavírus ou outras doenças que possam te atingir.