Se você se preocupa com a saúde e pretende manter-se longe de ações de vírus e bactérias, vale à pena conhecer essa bebida caseira que eleva plaquetas e imunidade em uma semana.
Apesar de parecer algo estranho, essa bebida realmente funciona. Ela evita, por exemplo, a anemia, uma condição que se dá normalmente em pessoas que não se alimentam bem.
Esse problema acontece em pessoas que geralmente comem muito, mas não em ingerem com qualidade.
Além disso, outro ponto importante a ser mencionado sobre a anemia é que é preciso sempre fazer exames de fezes, pois se você tiver parasitas, o ferro absorvido na alimentação pode ser “roubado” por eles.
Mas vamos entender melhor como acontece e como prevenir essa condição.
Quando acontece a Anemia?
A anemia acontece quando os níveis de hemoglobina no sangue abaixam em relação aos níveis normais.
Para se notar a doenças, vale perceber se está com esgotamento físico, cansaço, falta de energia, apatia, tristeza, palidez. Além disso, em algumas situações pode acontecer taquicardia e dificuldade para respirar.
Por isso vale sempre se atentar à essa condição, se prevenindo contra ela.
Como prevenir a anemia?
Primeiramente devemos dizer que a forma primordial para se prevenir contra a anemia é alimentando-se de produtos que contenham ferro.
Exemplos desses alimentos são carnes vermelhas, mas preferencialmente magras, fígado de boi, mariscos e outros frutos do mar como camarões. Além disso é possível encontrar ferro em peixes de água fria como atum, sardinhas e salmão, que é rico em Ômega 3.
Porém, não encontramos ferro apenas nos alimentos de origem animal, como citados acima. Alimentos de origem vegetal também são fontes de ferro. Entre eles estão o feijão, a lentilha, ervilha e grão-de-bico.
Além disso você pode combater a anemia com verduras como couve, espinafre, brócolis e acelga, que, além de serem leves e nutritivas, são fonte de ferro e, dessa forma, previnem e a combatem a anemia.
Outras formas de evitar a anemia
Para prevenir contra a anemia é fundamental ingerir alimentos com vitamina C ou fazer uso de suplemento com essa vitamina, já que ela favorece a absorção de ferro pelo corpo.
Seguindo essas dicas você reduz consideravelmente o risco de desenvolver anemia. Mas é importante ressaltar que o excesso de ferro (principalmente aquele originado de fonte animal), pode ser tóxico e algumas vezes até tem associação ao desenvolvimento de doenças.
Por isso é importante sempre ter reserva de ferro no organismo com consumo moderado. O ferro de origem vegetal é o que menos oferece riscos de toxidez.
Mas é importante saber que taninos encontrados no café, chá verde e outras chás de ervas podem inibir a absorção do ferro vegetal. Por outro lado, a vitamina C favorece tal absorção do mineral.
Portanto, se você está tratando anemia, deve evitar alimentos que inibem essa absorção, ou seja, alimentos como café, cacau e os chás citados. Por outro lado deve ingerir alimentos que promovem tal absorção e com alto teor de vitamina C, como limão, acerola e laranja.
Enfim, se você está sofrendo com alguns dos sintomas citados acima, trazemos uma receita importante e fácil de preparar.
Um suco rico em ferro (com alimentos apenas de origem vegetal), se tornando um excelente regenerador do sangue.
Portanto ele vai contribuir para elevar as plaquetas, purificar o fígado e normalizar as hemácias do corpo.
Bebida caseira que eleva plaquetas
Para preparar essa bebida você precisará de:
INGREDIENTES
- 4 cenouras médias cortadas em rodela
- 6 folhas de rúcula ou outra folha verde
- 12 galhos pequenos de coentro
- 1 maçã picada
- 1 beterraba média
- 8 galhos pequenos de salsa
- O suco de 2 limões (deve-se espremer na hora)
- 250 ml de água (se fizer na centrífuga não use a água)
- 1 colher (sopa) de sementes de girassol ou gergelim (devem ser trituradas na hora)
MODO DE PREPARO
Primeiramente coloque tudo no liquidificador e bata. Se usar a centrífuga, não coloque a água.
Em seguida coe a mistura, bebendo imediatamente depois de pronta.
Vale lembrar que é importante beber um copo da mistura por dia, tomando em jejum, se o caso for apenas prevenção.
Já no caso de tratamento, tome dois copos por dia: um pela manhã, em jejum, e outro à noite, cerca de meia hora antes do jantar.