De acordo com boatos que circulam na internet, colocar cebolas cortadas nos cômodos da casa ajudam a evitar gripe. Mas até onde isso é verdade?
Muitas pessoas acreditam que colocar o alimento partido ajuda a absorver o vírus da gripe no ambiente. E, de fato, a cebola tem propriedade para aliviar sintomas dessa questão de saúde.
O que se espalha nas redes sociais e principalmente no WhatsApp é que expor a cebola dessa forma, cortada, ajuda o alimento a atrair o vírus e bactérias que circulam no ambiente, reduzindo assim as chances de contágio.
Tal boato diz que em 1919, quando a gripe espanhola matou milhões de pessoas no mundo, um médico, de nome desconhecido, descobriu que as cebolas tinham tal capacidade citada anteriormente. Ele concluir isso após analisar amostras apodrecidas em um microscópio.
Segundo o infectologista Leandro Machado, só é possível observar vírus infectando células a partir da utilização de equipamentos eletrônicos, instrumentos que não são tão simples – ainda mais se consideramos a época da gripe espanhola.
O médico alerta que há risco de o alimento apodrecer se colocado exposto dessa maneira e, a partir daí, proliferar fungos e bactérias.
Mas, apesar do boato ser falso, é importante alertar que a cebola tem sim alguns benefícios para a saúde, inclusive para a questão gripal.
Benefícios da cebola
Esse alimento tem propriedades anti-histamínicas em sua composição, o que ajuda a combater alergias e até inflamações ligadas ao sistema respiratório.
Portanto, apesar de a cebola não atrair bactérias e vírus, como vem sendo veiculado erroneamente, ela pode ser usada como uma aliada em tratamentos caseiros para combater o resfriado.
Para isso pode-se preparar chás de cebola, alho, gengibre e manjericão, por exemplo, que vão ser importantes se unidos para combater gripes e resfriados.
Portanto tome sempre cuidado com o que lê por aí, já que vivemos na Era das fakenews, e nem tudo é verdade. Cebolas cortadas nos cômodos da casa não ajudam a evitar gripe, mas seu consumo sim tem poder para isso.