Se você quer aumentar a imunidade e limpar as artérias de uma só vez, existe um chá de maçã com alho que tem esse poder.
Essa bebida é uma excelente alternativa para fortalecer o sistema imunológico usando produtos naturais, sem adição de ingredientes perigosos.
Além disso, pelo fato de possuir propriedades individuais dos dois ingredientes, há o favorecimento para todo o organismo.
Portanto esse chá é essencial, e para entender seu funcionamento, vamos ver quais os benefícios de cada um dos ingredientes.
Benefícios da maçã
Primeiramente vamos falar dos benefícios da maçã. ela tem propriedades positivas em toda sua área, até mesmo nas cascas e sementes, que possuem vitaminas essenciais para a saúde.
Fortalecimento do sistema imunológico
A maçã é uma fonte de vitamina C e nutrientes que tem força para estimular o sistema imunológico.
Além disso ela possui fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do organismo.
Dessa maneira você contribui para que o corpo crie resistência, prevenindo, assim, contra gripes, resfriados e doenças respiratórias.
Segundo estudo publicado pela California State University, mulheres que ingeriram mais maçãs tiveram riscos de contrair asma reduzids.
E porque isso acontece? Bom, o efeito positivo se deve ao fato da quercetina, que está presente na casca da fruta, além de antioxidantes que protegem os pulmões contra danos oxidativos, reduzindo, portanto, inflamações.
Reduz colesterol ruim
A maçã ainda é rica em pectina, uma fibra solúvel que se localiza na casca da fruta e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL).
Por outro lado, para conseguir benefícios você não pode retirar a casca, caso contrário não conseguirá efeito algum.
De acordo com estudo da Universidade Estadual da Flórida, Estados Unidos, consumir duas maçãs por dia reduz o colesterol em mulheres após a menopausa.
Previne o diabetes
Falando sobre as fibra das maçãs, podemos citar que elas ajudam a retardar a absorção de açúcares do corpo.
Como destaque temos a pectina, que controla a glicemia e reduz o colesterol ruim.
Protege o coração
Pelo fato de ter fibras solúveis que reduzem níveis de colesterol no sangue, polifenóis e antioxidantes, essa fruta reduz a pressão arterial.
De acordo com um estudo da Medical University of Warsaw, os flavonoides da maçã reduzem as chances de surgimento de doenças cardíacas.
Faz bem ao cérebro
A maçã é boa fonte de fisetina, um fitoquímico que favorece as células nervosas e fornece estímulos a ações cerebrais ligadas à memória.

Além disso a quercetina presente na fruta atua como antioxidante, prevenindo contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Previne doenças oculares
Por possuir flavonoides e antioxidantes, a maçã ajuda a prevenir contra danos de radicais livres nos olhos.
Consumindo regularmente você terá prevenção contra doenças oculares como a degeneração macular, catarata, glaucoma, além de contribuir para o tratamento da cegueira noturna.
Evita dores de garganta
Outro ponto importante é que a maçã é considerada um bálsamo para a garganta. Portanto, consumir a fruta crua ou até me forma de chá pode ser importante forma para quem usa a voz constantemente, como vendedores ambulantes, artistas, radialistas…
Retarda o envelhecimento precoce
Pelo fato de possuir antioxidantes, a maçã inibe efeitos provocados pelo envelhecimento.
Assim sendo, retarda o aparecimento de rugas, manchas na pele e ressecamento. Além disso previne contra queda de cabelo e unhas quebradiças.
Vamos agora para o benefício do alho:
Benefícios do alho
O alho possui uma substância chamada alicina, que acaba com bactérias e ataca vírus e parasitas.
Unindo ao ajoeno, outro nutriente do alho, bloqueia microoganismos causadores de doenças.
Por outro lado, seus benefícios vão muito além de apenas isso. Vamos ver tudo a seguir.
Fortalecimento da imunidade
O alho possui vitaminas A e C, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico.
Esse alimento é um grande aliado para prevenir contra gripes e resfriados, e, além disso, possui antioxidantes como o selênio, alicina e quercetina, que protegem contra danos causados por radicais livres.
O alho, também, ajuda no descongestionamento, e portanto elimina tosse e secreções.
Melhora a circulação sanguínea
Como possui alto teor de vitamina B, o alho evita a coagulação sanguínea. Além disso ele reduz níveis de homocisteína, aminoácido relacionado ao endurecimento dos vasos sanguíneos e problemas cardiovasculares.
É bom saber que níveis altos de homocisteína tornam o sangue mais espesso, provocando coágulos.
Mas vale lembrar que pelo fato de ser anticoagulante, o alho não deve ser consumido em excesso por gestantes, pessoas que têm problema de coagulação ou por quem enfrentará cirurgia.
Faz bem ao fígado
Como o alho possui vitaminas A, B e C, ele é grande aliado do fígado. Além disso ele tem ação anti-inflamatória, sendo recomendado para pacientes com gordura no fígado.
O alho também ajuda a desintoxicar o organismo, eliminando parasitas e toxinas, além de metais pesados.
Reduz o colesterol
Por conta de ser rico em alicina, o alho reduz níveis de colesterol ruim, atuando como remédio depurativo, antisséptico e antibacteriano.
Ajuda na digestão
O alho também tem poder de estimular o ácido gástrico, ajudando a processá-los de forma eficiente.
Porém, pessoas que têm tendência a refluxo, úlceras, gastrite, azia e outras questões de estômago, devem consumi-lo de forma moderada.
Chá de maçã com alho
Ingredientes:
- 2 maçãs
- 2 dentes de alho
- 500 ml de água
Como fazer:
Primeiramente lave as maçãs, e em seguida corte em cubos pequenos (mantendo a casca e a semente). Em seguida coloque em uma panela, acrescentando o alho cortado em fatias e a água. Deixe ferver.
Por fim, quando levantar fervura, desligue o fogo e tampe a panela, deixando em infusão por dez minutos.
Depois desse tempo, coe o chá e adoce com mel ou açúcar mascavo, bebendo logo em seguida.
Esse chá pode ser feito com frequência para aproveitar todos os benefícios.