Algo que incomoda muita gente é a gordura do fígado, já que, além de poder incidir negativamente na estética, é algo muito perigoso. Mas você sabia que é possível preparar uma receita de limão e hortelã para eliminar a gordura no fígado?
Como se sabe, fígado é um órgão primordial para a saúde do corpo humano. É ele o responsável por eliminar toxinas corporais, e além disso de está presente em diversos processos enzimáticos importantíssimos à saúde.
Por outro lado, o fígado pode sofrer consequências por vários fatores, como sedentarismo, álcool excessivo, alimentação ruim, tabaco, entre outros, o que pode acarretar no que chamamos de fígado gordo.
Quando se preocupar com a gordura no fígado
De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade de gordura no fígado, quando ultrapassa 5%, deve ser tratada urgentemente. Caso contrário pode causar grande inflamação, que pode evoluir para quadros bem graves de saúde.
Entre os problemas que o fígado pode sofrer estão hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.
O quadro negativo pode chegar a até fazer com que seja necessário um transplante do órgão, o que, como sabemos, é difícil conseguir resolver e perigoso procedimento.
Mas não se assuste, há alternativas naturais, além de medicamentos, que contribuem para o tratamento de problemas no fígado. Vale ressaltar que uma mudança de estilo de vida é o mais importante, já que prevenção é o que mais conta.
Para resolver questões ligadas ao fígado, muita gente está procurando dietas de desintoxicação, combatendo gordura no órgão. E há uma receita simples que ajuda a limpar essa gordura, tudo feito à base de limão e hortelã.
Vamos entender os benefícios desses dois ingredientes.
Benefícios do limão para o fígado:
Essa fruta cítrica trata problemas hepáticos, pois têm nutrientes necessários para o bom funcionamento do órgão.
Tem importância no fornecimento de nutrientes necessários. O fígado necessita de vitaminas e minerais para que as células consigam ter energia e protejam contra agentes nocivos.
Limão também fornece vitamina C, que é importantíssima para fortalecer as defesas além de batalhar contra vírus e bactérias.
Essa fruta ainda tem ação anti-inflamatória, melhorando dessa forma efeitos que a gordura do fígado causa.
O limão ainda purifica o órgão, desintoxicando o corpo e combatendo radicais livres que costumam atacar as células.
Mais vantagens do limão
Beber suco de limão regularmente ajuda a melhorar também funções da vesículas biliar, o que favorece a digestão por conta da segregação da bílis de maneira correta.
Dessa maneira a absorção de nutrientes é feita de forma melhor, o que ajuda no processo digestivo.
Essa fruta também é um agente alcalino, e restaura o equilíbrio do pH no corpo, protegendo o corpo contra o ataque dos radicais livres. Isso melhora as funções hepática e renal.
Pelo fato de o fígado ser um órgão essencial para a filtragem de toxinas do sangue, se mantermos um ambiente mais alcalino, o fígado funciona melhor, tudo por conta dos antioxidantes e vitamina C.
Outra vantagem do limão é o emagrecimento. De acordo com o Ministério da Saúde, a gordura no fígado tem ligação com sobrepeso e a obesidade.
Assim, manter o peso ideal é essencial para a prevenção dessas questões.
Graças ao ácido cítrico presente no limão, ele possui força e eficiência para ajudar no emagrecimento.
O ácido cítrico tem efeito adstringente, agindo como dissolvente de toxinas e gorduras. Outro ponto é que o limão melhorar o metabolismo das gorduras, reduzindo o colesterol e triglicérides.
Dessa maneira o metabolismo do organismo funciona bem melhor, o que facilita a perda de peso corporal.
Benefícios do hortelã para o fígado:
O hortelã tem vários efeitos positivos, e um deles é no emagrecimento, já que provoca sensação de saciedade, o que evita que a pessoa coma mais calorias.
Esse alimento tem também ação diurética, reduzindo açúcares e dissolvendo calorias vazias do corpo. E, como tem ação de saciedade, ajuda a evitar surgimento de gordura no fígado.
Essa erva tem ação antioxidante, favorecendo funções do fígado e ajudando na regeneração e depuração das toxinas.
O hortelã também tem ação anti-inflamatória, melhorando a digestão, ajudando a revitalizar a saúdo do órgão e também da vesícula. Além disso, alivia sintomas como enjoo e aquela sensação de barriga inchada.
Como preparar sua receita
Bom, vamos agora aprender como preparar a mistura de limão com hortelã.
Esse “medicamento” ajuda a preparar o estômago para receber alimentos, alcalinizando o organismo e deixando o fígado secretar o processo digestivo para ajudar na eliminação.
Você precisará de:
- Suco de 2 limões
- 1 maço de hortelã
- 500 ml de água
Modo de preparo:
Primeiramente pegue a hortelã e amasse, combinando com o suco de limão e a água. Em seguida dissolva uma colher de sopa dessa mistura em um copo com água a temperatura ambiente, tomando em jejum meia hora antes do café da manhã.
Beba essa mistura diariamente, e perceba uma sensação de maior leveza e melhor funcionamento do intestino.
Essa limpeza do fígado ajuda a um melhor funcionamento do corpo, auxiliando para uma boa saúde.
Os níveis de energia aumentarão e portanto você perceberá que terá maior vontade de praticar atividades físicas.