Durante o ano é comum enfrentarmos problemas de saúde considerados mais básicos, como gripes e resfriados. Mas você sabia que é possível fazer seu xarope caseiro para combater gripe e outras questões de saúde usando mel e gengibre?
Como se sabe, ficar exposto(a) a baixas temperaturas pode elevar o risco de se resfriar. Isso pode se tornar um transtorno a mais para quem sofre desse problema.
Os sintomas mais comuns da gripe são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, tosse seca, coriza.
A febre é o sintoma principal, e costuma durar três dias. Os sintomas respiratórios costuma durar por três a cinco dias após a febre.
Casos mais complicados podem fazer com que a pessoa sofra complicações, como a pneumonia por exemplo. Portanto, nessas circunstâncias é preciso até internação hospitalar.
O resfriado tem sintomas semelhantes aos da gripe, mas de forma mais leve e com menor duração (entre dois a quatro dias).
Nesses casos a tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, dor de garganta também surgem. Por outro lado a febre dificilmente aparece.
O resfriado pode ser transmitido de forma direta, assim como a gripe, por meio de secreções das vias respiratórias, através de espirro, tosse ou até por fala.
Mas saiba que existem remédios caseiros que ajudam a acabar com o desconforto da gripe. Entre tais remédios está o xarope caseiro, feito com mel e gengibre. Ele fornece nutrientes importantes para o organismo e fortalece o sistema imunológico.
Veja, abaixo porque esse xarope tem um poder importante para tratar a gripe e resfriado:
Benefícios do xarope caseiro
A combinação de mel e gengibre cria um xarope natural que vai te ajudar a combater os sintomas da gripe e resfriado.
Os ingredientes têm nutrientes capazes de potencializar o sistema imunológico, melhorando a resposta ao vírus que causa esse tipo de problema.
A diferença dele para os xaropes de laboratórios que encontramos em farmácias e drogarias é que este composto é produzido naturalmente, e por isso pode ser consumido sem medo.
Vamos aos benefícios de cada um dos ingredientes:
Benefícios do mel
Primeiramente temos que dizer que o mel tem ação antibacteriana e antiviral, e é usado desde a antiguidade para tratar doenças ligadas ao sistema respiratório.
Ele também é rico e aminoácidos essenciais, enzimas e é um forte aliado para tratar excesso de muco, congestão nasal e demais sintomas causados pelo resfriado.
Ele ainda é rica fonte de vitaminas A e C, que melhoram a defesa do organismo contra ataques dos vírus.
Esse alimento também é fonte de magnésio e potássio, nutrientes importantes para evitar a ação de microorganismos dentro do corpo humano.
O mel ainda tem poder anti-inflamatório que ajuda a aliviar os sintomas de irritação das vias aéreas, e dessa maneira resulta num maior controle da dor de garganta e tosse.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) feita para avaliar os benefícios do mel para a tosse concluir que as propriedades mucolíticas e sedativas desse composto ajudaram a reduzir a tosse nos pacientes que foram avaliados.
As novas diretrizes de saúde do Instituto Nacional de Saúde e Cuidados Excellence (NICE, sigla em inglês) e a Public Health England (PHE), na Inglaterra, indicam que o consumo de mel natural em vez de antibióticos é recomendado em alguns tipos de tosse.
Benefícios do Gengibre
O gengibre, por outro lado, possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, e é também utilizado desde a antiguidade para ajudar a tratar esses tipos de problemas.
Ele tem ainda um princípio ativo chamado gingerol, capaz de criar efeitos antibióticos para, dessa maneira, ajudar a eliminar os vírus e bactérias que atingem a saúde pulmonar.
O gengibre também é rico em vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico, elevando assim a produção de anticorpos.
Ele também é rico em fósforo, niacina e potássio, nutrientes que ajudam a controlar inflamação e alívio da tosse.
O gengibre ainda tem poder antioxidante que permite limpar e aumentar a proteção do trato respiratório, reduzindo efeitos negativos de radicais livres e toxinas.
Bom, vamos agora aprender a preparar nosso xarope caseiro de mel com gengibre.
Como preparar o xarope caseiro para combater gripe
É bom saber que esse xarope é mais econômico que os encontrados em farmácias, e pode ser consumido em qualquer época, não havendo necessidade de estar doente para ingeri-lo.
Os ingredientes que você precisará são:
- 2 colheres (sopa) de gengibre fresco bem picadinho
- 1 copo de mel orgânico (puro)
- Frasco de vidro com tampa
Modo de preparo:
Primeiramente bata no liquidificador o mel até que ele fique todo branco. Em seguida adicione o gengibre picado, e bata até triturar por completo. Posteriormente coloque a mistura no frasco de vidro e tampe, mantendo em local limpo e arejado.
Para consumir, tome três ou quatro colheres de sopa ao dia. Isso vale para quem pretende combater a gripe ou resfriado já instalados no organismo.
Por outro lado, se você deseja apenas prevenir, tome uma colher de sopa todos os dias em jejum.
Crianças maiores de 3 anos devem tomar doses menores, podendo ser aproximadamente metade de um adulto.
Assim você terá uma vida mais saudável e longe da gripe e dos resfriados.